Mil Platôs e Esquizoanálise: Micropolítica e o Uso dos Afetos

Mil Platôs e Esquizoanálise: Micropolítica e o Uso dos Afetos

Mil Platôs e Esquizoanálise: Micropolítica e o Uso dos Afetos

De Gilles Deleuze e Félix Guattari, por Luiz Fuganti

Abordagem do curso:

Assim como os modos de usar a linguagem podem capturar, assujeitar e controlar o pensamento dos homens ao inseri-los em regimes discursivos, e produzir cadeias coletivas de expressão incorporais ou semióticas e os modos de usar a sensibilidade podem capturar, submeter e organizar as forças do corpo no seu acoplamento com um regime dominante de luz e sombra de uma rede microfísica de modulação de movimentos constitutiva do corpo da sociedade; assim também os modos de usar os afetos, isto é, os usos que se faz daquilo que acontece ao desejo nos encontros que experimenta e que o preenchem (afetos paixões/ações) e que exprime uma variação da capacidade de existir podem ou capturar (por estagnação ou fixação passional), fabricar a falta e gerar demandas moralizantes por objetos e formas de empoderamento (impotência como vontade de poder/desejo como falta de objeto), acoplando-se a uma rede de poder que constitui o Juízo, enquadra a vida, esmaga as singularidades, violenta as diferenças e promove o triunfo de uma política do ódio e dos juízos morais como gosto generalizado pelos devires reativos; ou então, ao contrário, promover uma micropolítica dos afetos cujos outros usos podem pôr em movimento devires ativos, investindo uma ética da potência pautada nas alegrias ativas, na invenção de si e de modos libertadores de existir.

Aulas expositivas, extratos de leituras e transversalização dos conceitos para pensar e praticar novos modos de fazer política (uma micropolítica do desejo), problematizar as políticas públicas e inventar uma maneira de pensar e praticar as artes, as técnicas e as ciências, os modos de sociabilidade, de ensino e aprendizado, de saúde e de uma clínica cujo crivo é a desmedicalização e a descriminalização ou desjudicialização da vida, e a afirmação de seus modos intensificados.

Curso Extensivo:

  • Duração: 32 horas (16 aulas)
  • Acesso online disponível por seis meses
  • Curso disponível em vídeo

R$ 438,00 em até 6x sem juros

Curso Intensivo:

  • Duração: 24 horas (6 aulas)
  • Acesso online disponível por seis meses
  • Curso disponível em vídeo

Curso Online

Objetivo desta modalidade

Disponibilizar virtualmente nossos cursos de filosofia, multiplicando o alcance do pensamento, e possibilitando a fruição do conteúdo das aulas para além dos limites de espaço-tempo de sua realização presencial. Em até um dia útil você recebe instruções de acesso. Não disponibilizamos cursos para donwload.

Vantagens do EAD

Ensino à distância

Grande parte dos alunos acaba superando a necessidade de interagir com o professor, pois as questões que eventualmente surgem acabam mudando de natureza na medida em que seus elementos se deslocam ao longo do processo e os problemas são colocados de outro modo. Caso persistam dúvidas, estas podem ser enviadas ao professor por email.

Requisitos para o acesso

PC, notebook, tablet ou celular

Utilizando seu dispositivo conectado à internet, basta ter um navegador com flash player instalado/atualizado.

Certificado

Impresso ou eletrônico

Trabalhamos com as duas modalidades de emissão de certificados, sendo o eletrônico gratuito e o impresso com custo de frete e operacional, a consultar.

Aulas

Nenhum Comentário

Responder

Teachers